Faça sua reserva

36ª MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE

Dia 2 de Junho de 2019
Barra Shopping Center Av. Diário de Notícias 300. Bairro Cristal

Data da prova: Dia 02 de Junho de 2019
Local: PORTO ALEGRE
Horário: 07:00h.
Modalidades: MARATONA, MEIA MARATONA E RUSTICA 7 KM
Categorias: MASCULINO E FEMININO
Inscrições até: Dia 15 de Maio de 2019
Limite: 10000
Site do Evento: www.maratonadeportoalegre.com.br

ORGANIZADOR: Clube de Corredores de Porto Alegre - CORPA

CONTATO: corpa@corpa.esp.br

IMPORTANTE

Este Regulamento poderá a qualquer momento sofrer alterações necessárias por questões técnicas a critério da organização mesmo após a publicação do mesmo.

1. O EVENTO

1.1 LOCAL E DATA: 36ª MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE será realizada no dia 02 de junho de 2019, com Largada e chegada, em frente ao Barra Shopping Center Av. Diário de Notícias 300. Bairro Cristal

ENTREGA DOS KITS: Em local e horário a ser informado em breve.

FEIRA DA MARATONA: Em local e horário a ser informado em breve.

1.2 PARTICIPAÇÃO – O evento será limitado à 10.000 Atletas, para maratona, meia maratona e Corrida Individual Participativa, que forem regularmente inscritos nas provas do evento.

2. MODALIDADES

2.1 Deste evento fazem parte:

a) uma Maratona Individual (42.195m) em caráter competitivo.

b) uma Meia Maratona Individual (21.097m) em caráter competitivo.

c) uma Corrida Individual Participativa em caráter competitivo (A corrida participativa terá distância entre 5km e 10km a ser definida em breve).

d) uma Corrida Infantil Individual “Maratoninha” com distâncias e idades variadas conforme abaixo, em caráter não competitivo (participativo). Número de vagas (300).

3 a 4 anos: 50m

5 a 6 anos: 60m

7 a 8 anos: 80m

9 a 10 anos: 100m

11 a 12 anos: 200m

13 a 14 anos: 400m

3. PROGRAMAÇÃO

3.1 06h55min: Cadeirante, HandBike, deficiente visual e Especial (Maratona):

3.2 7h: Largadas, Maratona masculino e feminino, Meia Maratona masculino e feminino. (todos participantes).

3.3 11h: Maratoninha infantil Largada e chegada

3.4 Distâncias

Maratona (42.195m), Meia Maratona (21.097m), Corrida Participativa.

A Corrida Participativa tem duração máxima de 80min, A Meia Maratona tem duração máxima de 3h30min e a Maratona tem duração máxima de 6h. Caso o (a) participante exceda este tempo, ele (a) será convidado (a) a se retirar da prova e será desclassificado.

3.5 Os participantes deverão estar no local da Largada com pelo menos 1h30min de antecedência dos respectivos horários previstos a fim de evitar congestionamentos no trânsito culminando em atrasos que possam fazer o participante perder o horário de largada.

3.6 Os horários de largada ficam sujeito a alterações por eventuais problemas de ordem externa, que possa afetar a segurança dos participantes e o resultado da prova, tais como: impedimentos para fechamento do viário, acidentes dentro do percurso, falhas de comunicação, suspensão no fornecimento de energia.

3.7 ELEGIBILIDADE

3.8 Poderão participar indivíduos de ambos o sexo, regularmente inscritos e devem expressar concordância com as normas do Regulamento Oficial do Evento e aceitar/assinar o Termo de Responsabilidade no site do evento.

A Maratona Internacional de Porto Alegre, evento organizado pelo Clube de Corredores de Porto Alegre - CORPA, seguirá as regras da IAAF e da CBAt aplicáveis ao evento, bem como regulamentara os casos omissos.

3.9 De acordo com as Normas da CBAt, a participação na Modalidade Meia Maratona fica restrita aqueles que têm idade MINIMA de 18 anos completos até 31 de Dezembro do ano da prova. A participação na Modalidade Maratona fica restrita aqueles que têm idade MÍNIMA de 20 anos completos até 31 de Dezembro do ano da prova.

4.0 AS IDENTIFICAÇÕES de largada conforme os tempos previstos por cada participantes estará demarcada, esperamos que cada um tenha o sentido de colaboração com os demais participantes, e fique posicionado em um local onde realmente esteja treinado para este objetivo, acreditamos que isto sendo obedecido pela consciência de cada um facilitará a largada de todos.

4.1 Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da Corrida Participativa com autorização de um responsável legal. A autorização deverá ser assinada e estar acompanhada de Copia de um documento de Identidade do Participante, a qual será retida pela organização no momento da retirada de kit.

4.2 Aqueles que forem declarados suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FARGS, Justiça Desportiva ou Justiça Comum, não poderão ser inscrito no evento. Caso venha a conseguir a inscrição omitindo sua condição de suspenso, com a referência supra, sua inscrição e resultado serão considerados sem efeito e o valor da inscrição não será devolvido.

5. CATEGORIAS

5.1 Na Modalidade Corrida Infantil, por se caracterizar uma prova participativa, não haverá classificação e/ou divulgação de resultados.

5.2 Na Modalidade de Corrida Participativa, por se caracterizar de uma prova com caráter competitivo, os atletas serão separados por sexo e classificados segundo os seguintes critérios:

5.2.1 Geral Masculino e Feminino, sendo premiados os cinco primeiros atletas de cada sexo. Não havendo premiação por faixas etárias.

5.3 Na Modalidade Meia Maratona, por se caracterizar de uma prova com caráter competitivo, os atletas serão separados por sexo e classificados segundo os seguintes critérios.

5.3.1 Categoria Geral – Serão considerados nesta categoria os cinco primeiros atletas no sexo masculino e feminino.

5.3.2 Faixas Etárias Meia Maratona: Os atletas não classificados entre os cinco primeiros GERAL, masculino e feminino, serão agrupados em subcategorias de acordo com o sexo e a faixa etária, conforme tabela abaixo. Sendo levada em consideração a idade do atleta no dia 31 de Dezembro de 2019.

5.3.3 Na Modalidade Maratona, por se caracterizar de uma prova com caráter competitivo, os atletas serão separados por sexo e classificados segundo os seguintes critérios.

5.3.4  CLASSIFICAÇÃO GERAL. Será feito a classificação geral dos cinco primeiros a cruzarem a linha de chegada, tanto no masculino como no feminino, desde que comprovados através dos pontos de controle de largada, chegada e percurso.

Para participação no pelotão de ELITE MASCULINO, o ATLETA deve ter tempo referência 2h35min para a Maratona, obtidos em 2018 e ou 2019 – A escolha do pelotão de elite deverá ser feita no ato da inscrição, após o envio de seu currículo de atleta ao e-mail paulinhostone16@gmail.com, os atletas classificados entre os cinco primeiros do geral receberão de volta o valor pago pela inscrição. Em caso de dúvidas, faça contato pelo e-mail informado anteriormente.

Para participação no pelotão de ELITE FEMININO, a ATLETA deve ter tempo referência de 3h05 minutos para a Maratona, obtidos em 2018 e ou 2019 – A escolha do pelotão de elite deverá ser feita no ato da inscrição, após o envio de seu currículo de atleta ao e-mail paulinhostone16@gmail.com, os atletas classificados entre os cinco primeiros do geral receberão de volta o valor pago pela inscrição. Em caso de dúvidas, faça contato pelo e-mail informado anteriormente.

Obs. Os atletas de elite, masculino que receberem esta numeração, serão apenas separados alguns metros dos demais antes da largada, em local identificado antes da entrada, e serão classificados por tempo bruto, os demais por tempo líquido.

As atletas da elite feminina, por determinação da norma 07 da CBAt, por realizarem sua largada minutos antes dos demais participantes não concorrem à premiação por faixas etárias, bem como as participantes inscritas no público geral, não concorrem à premiação em dinheiro.

5.3.5 Público Geral: Os atletas não classificados entre os cinco primeiros GERAL, masculino e feminino, serão agrupados em subcategorias de acordo com o sexo e a faixa etária, conforme tabela abaixo. Sendo levada em consideração a idade do atleta no dia 31 de Dezembro de 2018.